6 Passos para descobrir se meu telhado é adequado para receber energia solar fotovoltaica.

Descubra em 6 passos se seu telhado é adequado para receber energia solar.

1 - Direção do telhado

Os telhados orientados para o Norte sã ideais para instalação dos módulos fotovoltaicos, porque captam uma quantidade maior de luz solar ao longo do dia. No entanto, os módulos fotovoltaicos instalados em um telhado orientado para o Leste ou para Oeste, ainda pode produzir energia suficiente para reduzir sua conta de luz, e poupar dinheiro e reduzir sua emissão de CO2 na atmosfera.


A direção que seu telhado tem, também referido como angulo azimutal, é o fator primário que determina quanta irradiação seus painéis solares receberão durante ao longo do dia. Uma maneira fácil de determinar a direção do seu telhado, é usar o googlemaps.

Em geral painéis solares que estão orientados diretamente para Leste ou Oeste, produzirá cerca de 20% menos eletricidade do que se estivessem orientados para o Norte. Mesmo com esta diminuição no desempenho, os painéis solares produzirão eletricidade o suficiente para economizar centenas de reais por ano. Você também pode melhorar o desempenho dos seus painéis solares, ajustando-o para uma angulação menor, de até 5°. Se você alterar a inclinação, sua produção será então apenas 10% menor do que se os painéis forem instalados. As perdas por orientação estão descritas na imagem 1.

Imagem 1 - Porcentagem de perdas por orientação

2 - Ângulo de inclinação

Os painéis solares podem ser instalados em telhados com um angulo entre 5° e 25°. Mesmo se o seu telhado é plano, você ainda pode instalar os módulos, desde que você monte uma estrutura especifica que dê angulação aos módulos fotovoltaicos.

3 - Tamanho e forma

É mais fácil instalar painéis solares em um grande telhado quadrado. Uma regra geral é que para cada quilowatt de painéis [kWp] que se deseja instalar, você precisará de 10 m² de espaço no telhado.

Objetos como claraboias e chaminés, afetarão a quantidade de espaço disponivel para uma instalação. Geralmente, os projetistas solares podem desenhar o layout de seus painéis em torno dessas obstruções de uma forma a maximar a produção de energia.

Caso você queira saber qual especifica para seu telhado, acesse o simulador, clicando aqui, e veja qual a área necessária para seu caso.

4 - Sombreamento

É importante que seu telhado obtenha luz do sol suficiente durante o dia para maximizar a produção de energia. As arvores altas ou edifícios próximos, podem bloquear a passagem da luz solar, moldando uma sobra sobre o seu telhado, e isso reduz a produção de energia de seus painéis. O sombreamento sobre os módulos é mais prejudicial do que a orientação do seu telhado em se tratando de produção de energia dos painéis fotovoltaicos.

5 - Idade do telhado

Os painéis solares podem durar mais de 25 anos, e remove-los para substituir o telhado de alguns anos, após a instalação, pode sair caro. Antes de instalar seus painéis, certifique-se de que o seu telhado está em boas condições e que não terá de ser substituído em um futuro próximo. É preciso que a estrutura do telhado suporte uma carga de 20 kg/m².

6 - Material

Os painéis solares são compatíveis com a maioria dos telhados, como, telhados com telha de barro/cerâmico, telha de fibrocimento (Eternit), telhados planos (laje impermeável) e telha metálica, que são as melhores para instalação de painéis solares. Os telhados de telha de fibrocimento (Eternit), são mais propensos a quebra durante a instalação. Certifique-se de que você esta contratando uma empresa especializada e seus profissionais tenha treinamento NR - 35 para trabalhos em altura.


Conclusão:

Os painéis solares podem ser instalados na maioria dos telhados para que você possa economizar em sua conta de luz e ajudar o meio ambiente. Procure empresas com profissionais qualificados, e que faça o estudo detalhado para seu projeto, pois um bom projeto resulta em um produto de qualidade e com resultados.


Você não precisa de viver no estado mais ensolarado do país, ou ter um telhado que esteja orientado diretamente para o Norte para aproveitar os benefícios financeiros da energia solar fotovoltaica. O fator mais importante na determinação de suas economias é o quanto você paga de eletricidade .


#EnergiaSolar #projetos #sustentabilidade #fotovoltaica #painelsolar

Posts Em Destaque
Posts Recentes